terça-feira, agosto 17, 2010

Reflexões acerca dos Estudos Etnográficos...

Ângel Fontes
José Cassiano Teixeira
Luiz Paulo Lopes Camurugy
Graduandos em Matemática-Licenciatura e Bolsistas do PIBID/CAPES/UESB – Jequié/BA.

TEIS, Denize Terezinha; TEIS, Mirtes Aparecida. A abordagem qualitativa: a leitura no campo de pesquisa. Disponível em: Acesso em: 10 de ago. de 2010.

O artigo das autoras Denize Terezinha Teis e Mirtes Aparecida Teis nos apresenta diversas reflexões acerca dos estudos etnográficos. As mesmas apresentam a abordagem qualitativa de pesquisa que teve início no final do século XIX e tem se consolidado como uma possibilidade de investigação em pesquisas desempenhadas na área da educação. A pesquisa qualitativa é, também, denominada naturalística, pois observa o acontecimento no meio natural. Segundo as autoras, entre as pesquisas qualitativas está a do tipo etnográfico que deve completar os requisitos da etnografia que tem como características principais a observação e a interpretação das ações humanas, a partir do ponto de vista de quem pratica essas ações.
As autoras destacam as contribuições de Max Weber (apud. André 1995), acerca da delimitação da perspectiva qualitativa de pesquisa, e salientam que “[...] o foco de investigação deve se centrar na compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações.” (p. 2). Para compreender esses significados é necessário entender duas correntes de pensamentos, a idealista-subjetivista, que valoriza a maneira própria de entendimento da realidade pelo indivíduo e a naturalística que estuda o fenômeno em seu acontecer natural.
Para Teis e Teis, fazem parte da abordagem qualitativa às idéias do interacionismo simbólico, da etnometodologia e da etnografia. O interacionismo simbólico admite como pressuposto que a experiência humana é medida pela interpretação, à medida que o individuo interage com o outro. A etnometodologia não está ligada ao método utilizado pelo pesquisador, mas à área investigada. Já a preocupação principal da etnografia é com o significado que têm as ações e os eventos para os grupos estudados.
Diante disso, a etnografia, que é considerada como um processo de investigação guiado por um ponto de vista, é utilizada para estudar a cultura de um grupo social pelos antropólogos. Enquanto que o principal interesse dos etnógrafos é descrever a cultura de um grupo, os estudiosos da educação têm como foco o processo educativo.
De acordo com as autoras, a observação e os questionamentos são as principais formas que o pesquisador tem de coletar dados. Para elas, esses são realizados, de forma gradativa, por meio de questionários, que servem para confirmar as visíveis ações das pessoas que são chamadas de participantes, pois o pesquisador tem sempre um grau de interação com o ambiente estudado. É necessário imergir na realidade cotidiana da escola para ter condição de compreendê-la.
Teis e Teis mostram-nos que entre os princípios da pesquisa etnográfica, que ajudam no processo interpretativo, estão a reflexividade, onde o etnógrafo precisa refletir constantemente sobre o seu e o lugar social de seus participantes, e o estranhamento, que possibilita ao etnógrafo identificar fatores que estavam invisíveis inclusive para ele.
As autoras convidam-nos a refletir que “Tento em vista os princípios da reflexividade e estranhamento que caracterizam a pesquisa etnográfica, a ênfase incide sobre o processo, ao que está acontecendo e não no produto. Sendo assim, o pesquisador deve perguntar-se frequentemente o que está acontecendo aqui? Como tem evoluído?” (p. 7).
Logo, as autoras salientam que em etnografia existe uma preocupação com o significado, com o modo que as pessoas vêem a si mesmas. O pesquisador procura retratar a visão pessoal dos indivíduos participantes. Para que possa melhor atingir os significados, o pesquisador deve manter um contato direto com as pessoas envolvidas na pesquisa.

2 comentários:

  1. Denize Palmito

    Gostei muito do resumo, o que mais me chamou atenção é que vocês destacaram no texto informações que comprovam a importância de ser feito cuidadosamente o estudo etnográfico, com base nisso estamos tentado chegar cada vez mas perto da realidade dos discentes. Assim poderemos encontrar a melhor maneira de trabalhar com os estudantes. Parabéns pelo resumo!!

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  2. Parabéns o resumo ficou muito bom. Rodrigo

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