terça-feira, julho 13, 2010

AVALIÇÃO EM MATEMÁTICA: qual a sua finalidade?


Valdir Silva Lima
Bolsista - PIBID Subprojeto Matemática
E-mail: valdir49.lima@gmail.com

O termo avaliar sempre causou, e ainda causa um grande temor, muitas vezes, pelo fato do termo ter sido usado no sentido de medir resultados alcançados, outras vezes pelos usos discriminador e punitivo. Apesar de todo o preconceito existente com o termo avaliar, o processo avaliativo está presente em toda a prática pedagógica do professor, mesmo sem clareza de se constituir avaliação.
Podemos dizer que a avaliação é o instrumento, quando bem aplicado, mais eficaz na observação e verificação do aprendizado do aluno. É uma maneira de o professor avaliar como está o desenvolvimento matemático de cada aluno.
Os objetivos da avaliação aplicada ao aluno atingem tanto o aluno como o professor que a aplica. Para o aluno ela é importante, pois avalia seus conhecimentos matemáticos, é uma forma de acompanhar o seu desenvolvimento nos procedimentos matemáticos e com ela o próprio aluno poderá analisar as suas dificuldades. E para o professor é um facilitador na verificação de métodos mais didáticos para aplicação do conteúdo.
Sendo a principal finalidade da avaliação contribuir para a melhoria da formação dos alunos, há que distinguir à partida dois termos — avaliar e classificar — que podem conduzir a mal-entendidos quando se reflete ou se discute acerca dos conhecimentos, das competências ou do trabalho dos alunos. Embora todos os professores saibam que avaliar não é classificar, os dois conceitos e, sobretudo as duas concretizações surgem, na prática, inevitável e incomodamente associa¬dos.
Se o ensino da matemática se constituir na memorização de fórmulas, regras e algoritmos, a avaliação realizada só pode dar conta de verificar a quantidade de informações que nossos alunos estão sendo capazes de armazenar. Mesmo porque tal avaliação requer respostas padronizadas, ou seja, a aplicação fiel do que foi ensinado em sala.
Portanto uma avaliação que pretende colher indicativos do que os alunos realmente aprenderam não pode esperar respostas padrões. Até porque respostas corretas não revelam, necessariamente, a compreensão dos conceitos. As avaliações devem nos revelar, acima de tudo, o que os alunos ainda não conseguiram compreender, para que possamos trabalhar com tais conceitos em sala. Para isso servem as avaliações!
Para posicionar a avaliação escolar a serviço das aprendizagens, é necessário, na maioria das vezes, que os educadores redefinam tanto o seu conceito como a sua prática, para que possam promover o movimento contínuo entre os territórios do saber e do não saber de seus alunos.

Nesse contexto, as provas e as tarefas dos alunos devem ser olhadas, não apenas para sua correção, mas também para possibilitar a identificação das possíveis dificuldades encontradas por eles na sua resolução. Mesmo nas provas escritas é preciso olhar com cuidado cada resolução, de forma a identificar não apenas o erro ou o acerto, mas o que o aluno errou, no que errou, por que errou, para que, a partir daí, o professor possa estabelecer uma comunicação marcada pela negociação de significados e, então, compreender o caminho percorrido pelo aluno.
Fica evidente, segundo tais princípios, que a avaliação deve ser progressiva. Se utilizada a prova como um instrumento, ela deve ser realizada em diferentes etapas, sendo que a primeira será sempre diagnóstica, podendo revelar o que os alunos já construíram e o que ainda não foi compreendido. Ela dará “pistas” ao professor sobre as respostas dos alunos (não com a finalidade de treiná-los para dar as respostas corretas) é aí que uma nova avaliação poderá ser feita, em busca de indícios dos avanços dos alunos.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto já que a avaliação, “envolve interpretação, reflexão, informação e decisão sobre os processos de ensino e aprendizagem” (Abrantes, 2001, Reorganização Curricular do Ensino Básico: Princípios, Medidas e Implicações, pp. 46,47).

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  2. Parabéns Valdir muito interessante, o texto nos traz uma reflexão sobre será que o método de avaliação que nós, professores do ensino básico, estamos aplicando com nossos alunos está mostrando o desenvolvimento dos alunos?

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